sexta-feira, 10 de junho de 2011



 Informativo Semenal

Parlamentares buscam solução para embargo russo a carne suína nacional

 Na manhã desta quinta-feira (09), a bancada gaúcha esteve reunida com o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento Wagner Rossi para tratar do embargo a carne brasileira pela Rússia. A preocupação dos parlamentares gaúchos está voltada mais especificamente para a carne suína, visto que 40% da produção esta voltada para a exportação ao país europeu. 
    Segundo o deputado Marcon (PT-RS), dentre os frigoríficos da região Sul exportadores para a Rússia, apenas um não está sofrendo embargo. “Essa situação é muito preocupante, pois muitos pequenos agricultores têm na suinocultura a sua principal fonte de renda. Se os preços caírem ou os frigoríficos não comprarem toda a produção, haverá muita gente passando necessidade”, afirmou o deputado
. 

Novo Aeroporto Internacional do RS, é tema de audiência em Brasília

   Um novo Aeroporto Internacional deverá ser instalado no Rio Grande do Sul, o Aeroporto 20 de Setembro. Para que este projeto aconteça, a primeira reunião a nível federal foi com o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, em Brasília. 
    O projeto apresentado está em fase de estudos e a construção prevista para acontecer em uma área entre Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana. Segundo o deputado Marcon (PT-RS), que reside em Nova Santa Rita, “esta área tem uma posição privilegiada, pois fica próximo à futura rodovia do parque (RS 448) – uma importante rota entre os municípios da região metropolitana - além disso, o aeroporto ficará em uma das regiões mais produtivas do estado, que movimenta de 80% do PIB gaúcho”.
 

 Marcon e autoridades de Pinhal buscam recursos para região em Brasília
   Na manhã da última terça-feira (07) o prefeito de Pinhal Sérgio Valentin Três, e o secretário administrativo Edmilson Pedro Pelissari, estiveram em Brasília em busca de apoio nas demandas do município. A administração municipal está preocupada com o embargo à carne suína gaúcha, já que muitos agricultores do município são criadores de porcos com venda para uma empresa exportadora. 
    O prefeito Sergio conversou com o deputado Marcon (PT-RS) sobre o embargo da carne suína pela Rússia, assunto pelo qual Marcon se comprometeu em buscar soluções, junto aos ministérios. Na próxima quinta-feira (09) haverá reunião da bancada gaúcha com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que tratará unicamente deste tema. “Faremos pressão para que o governo se posicione em favor dos nossos agricultores”, afirmou Marcon. 

 Marcon participa de Comissão Externa que debate conflitos no campo

   Aconteceu na tarde da última terça-feira (07), um grande debate na Câmara dos Deputados sobre os conflitos no campo. O debate contou a presença da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e militantes de movimentos sociais e entidades envolvidas nos conflitos.
    Os relatos dos militantes convergiram  no sentido de se obter mais agilidade e rigor nas investigações dos crimes que há anos acontecem no campo, se somando às quatro últimas mortes de lideranças camponesas, divulgadas amplamente pela mídia nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário