terça-feira, 18 de maio de 2010

NOVA PESQUISA MOSTRA PEQUENA VANTAGEM DE DILMA...




Números divulgados ontem mostram pequena vantagem para a petista, que aparece com 35,7% contra 33,2% de tucano

Pela primeira vez na série de pesquisas CNT/Sensus sobre a corrida presidencial deste ano, Dilma Rousseff (PT) aparece à frente de José Serra (PSDB). No cenário com todos os concorrentes, a petista obteve 35,7% e o tucano, 33,2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O novo levantamento confirma a tendência apontada pela pesquisa Vox Populi divulgada no sábado à noite, na qual Dilma também aparecia liderando o quadro eleitoral. Num segundo cenário apresentado pela CNT/Sensus – apenas com os três principais candidatos –, Serra ainda aparece na frente, com 37,8%. Dilma tem 37% e Marina, 8%.

Na pesquisa espontânea – na qual não é apresentada a lista de candidatos aos eleitores –, a petista ultrapassa o tucano novamente. Ela aparece com 19,8% e Serra, com 14,4%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem ser candidato, ainda é lembrado pelos eleitores. Com 9,7%, ele aparece em terceiro lugar, à frente de Marina Silva (PV), 2,7%.

Na avaliação pessoal do presidente, Lula volta a conquistar um alto índice: é aprovado por 83,7%. Trata-se do segundo maior índice desde 2003. Já a avaliação do governo bateu novo recorde. A administração petista foi avaliada de forma positiva por 76,1% da população, o maior índice desde o início da gestão em 2003.

Segundo a pesquisa, o poder de transferência de voto de Lula é maior do que o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ao todo, 27,1% afirmaram que só votariam em alguém apoiado pelo petista. Por outro lado, 5,7% disseram que votariam num nome avalizado pelo tucano.

Ficha técnica
- Instituto: Sensus – Pesquisa e Consultoria
- Solicitante: Confederação Nacional do Transporte (CNT)
- Período de campo: 10 a 14 de maio de 2010
- Tamanho da amostra: 2 mil eleitores em 136 municípios de 24 Estados
- Margem de erro: 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos
- Registro: no TSE, sob o número 11.548/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário